segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Rabanada é um doce




A rabanada é um doce de pão de trigo mergulhado no leite, passada em ovos batidos, fritas em óleo e polvilhadas com açúcar e canela. Sua origem remete a Portugal, mas ela está inserida na cultura natalina de vários países. 

É um dos pratos com presença confirmada na ceia de natal e quem prova, se apaixona. O melhor de tudo é que é supersimples de fazer. Então você não precisa esperar o fim do ano para provar uma delícia dessa. Mãos à massa?!

Ingredientes

  • ·         1 pão para rabanada (aquele comprido que vende na padaria/supermercado)
  • ·         ½ lata de leite condensado
  • ·         1 xícara de leite integral
  • ·         3 ovos
  • ·         1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  • ·         Açúcar e canela em pó (para finalizar)
  • ·         Óleo para fritar as rabanadas


Caso você não encontre o pão para rabanada, substitua-o por pão francês adormecido. Ele precisa estar durinho para que não se desfarele durante o processo.

Modo de Preparo

Comece fatiando o pão em pedaços de 2 a 3 cm de espessura. Reserve.
Em um recipiente, misture o leite com o leite condensado. Reserve.
Em outro recipiente, bata ligeiramente os 3 ovos.
Enquanto preparamos a rabanada, aqueça o óleo em uma frigideira até ficar bastante quente.
Mergulhe uma fatia de pão na mistura do leite. Deixe escorrer para que a fatia não fique encharcada. Rapidamente, coloque a fatia umedecida na mistura de ovos. Lambuze ambos os lados e coloque a fatia em uma forma. Repita o processo com cada fatia.

DICA: na hora de umedecer a fatia é importante que você mergulhe rapidamente o pão. Mas não pode ser tão rápido assim porque senão ela acaba não absorvendo a mistura e pode ficar muito seca. Se você sentir que ficou molhada demais, deixe escorrer bem com a ajuda de uma escumadeira. 
Coloque as fatias no óleo quente e deixe fritar até ficarem douradas. Com a ajuda de um papel, retire todo o excesso de óleo das fatias. Após ficarem secas, passe cada fatia em uma mistura de açúcar e canela.
Nessa última parte, vá com cautela. A rabanada já está adoçada com o leite condensado, portanto vá com calma no açúcar. Da mesma forma, com a canela. Vá colocando aos poucos para que não fique além da medida ideal.
Pronto. Sua rabanada está deliciosamente pronta para ser degustada.

Bom apetite!
Cardápio Aberto Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário