quarta-feira, 12 de abril de 2017

Utensílios básicos para ter na cozinha



Utensílios básicos para ter na cozinha

Para cozinhar bem é preciso investir em equipamentos e utensílios básicos de boa qualidade. Não é preciso muito – a escolha criteriosa de alguns itens é fundamental para obter bons resultados, além de poupar tempo e dinheiro.

Formas e assadeiras

Algumas formas são feitas de material brilhante, que refratam o calor dos alimentos evitando que queimem, e há outras que têm um acabamento escuro, que absorvem e retêm o calor.

As formas de flandres (lata) são muito usadas para panificação. O alumínio, um bom condutor de calor, é um material um pouco mais caro. O acabamento antiaderente, aplicado sobre alumínio ou flandres, é resistente, mas pode ser facilmente danificado por objetos de metal. Escolha fôrmas, inclusive para bolo, que sejam resistentes, lisas por dentro, sem rachaduras e que tenham as beiradas enroladas – o que torna o manuseio mais fácil e seguro.

Formas para quiche

Para quiches e tortas doces abertas, as formas de metal são melhores que as de porcelana ou vidro, pois conduzem melhor o calor, evitando que a massa fique úmida.

Forminhas

Formas de empada ou muffin são ideais para assar tortinhas e minibolos.


Formas para torta

Um refratário clássico para tortas fechadas doces e salgadas é oval, tem as laterais altas e uma borda achatada para segurar a massa que cobre a torta. O ideal é que possua capacidade de 1.200 ml. Existem também formas para torta redondas e mais baixas.

Liquidificadores e processadores de alimentos

Um processador de alimentos ou liquidificador elimina boa parte do trabalho necessário para picar legumes, misturar pastas e fazer massas e purês.

É possível, por exemplo, trabalhar a massa de torta por menos tempo – o que pode ser muito útil em dias de calor, ou se você tem mãos quentes.

Cuidado, no entanto, para não bater demais a farinha com a gordura. Aperte algumas vezes o botão pulsar até obter uma farofa. Talvez seja necessário acrescentar mais água do que quando se amassa com as mãos – junte-a aos poucos, e nunca de uma só vez.

Um processador pequeno, ou um grande que tenha um copo menor, é ideal para triturar especiarias ou picar pequenas quantidades de temperos ou castanhas.

Um mixer pode ser útil para misturar ou transformar em creme um molho ou uma sopa sem precisar retirar da panela.


Tábuas de carne

Tenha sempre duas tábuas em sua cozinha, uma de madeira dura e resistente, útil na maioria das tarefas, e uma só para as carnes, branca, de material não-poroso e que possa ser lavada com água quente e um pouco de água sanitária. Lave sempre a faca e a tábua quando passar de alimentos crus para cozidos.

Escolha uma tábua de madeira com pelo menos 4 cm de espessura. De preferência, os veios da madeira devem correr no sentido contrário ao do corte dos alimentos. As tábuas de resina e de vidro são atrativas, mas suas superfícies duras são escorregadias e deixam as facas sem corte.

Filme plástico

Muito útil para envolver alimentos que vão à geladeira, o filme plástico é essencial para cobrir as massas enquanto elas “descansam” – processo que evita que encolham ou fiquem retorcidas ao assar. Quando a massa entra em contato com o ar, uma película ressecada se forma na superfície, deixando-a quebradiça.

Escorredor de macarrão

Escolha um escorredor de macarrão em aço inox com um cabo firme e que não esquente muito ao escorrer o macarrão ou os legumes. O escorredor também pode ser usado para cozinhar alimentos no vapor.

Espátulas

Indispensáveis na cozinha, servem para transferir e virar todo tipo de alimento, como hambúrgueres, ovos fritos, panquecas etc.

Espremedor de alho

Este apetrecho útil espreme dentes de alho com facilidade forçando-os contra pequenos buraquinhos, revelando, assim, todo o seu sabor. Assim, não é preciso pôr as mãos no alho – que deixa um cheiro acentuado e difícil de remover.

Ralador

Raladores multiuso podem conter apenas um ou vários lados. Eles têm furos e lâminas de diferentes tamanhos que ralam e fatiam diversos alimentos. O ralo fino é usado para especiarias, chocolate, parmesão e casca de cítricos, já os ralos médio e grosso são mais adequados para ralar gengibre fresco, queijos e legumes. Um modelo pequeno pode ser usado para a noz-moscada, mas o grande também funciona perfeitamente.

Facas

Um bom conjunto de facas é essencial. Vale a pena investir em facas de aço inox ou carbono, forjadas em uma única peça e presas com pinos a um cabo de madeira ou plástico. Para evitar que percam o corte, deve-se afiá-las regularmente e guardá-las separadas em um porta-facas de madeira ou magnético.

Faca para pão

A lâmina serrilhada desta faca é útil para cortar pães e bolos sem que esfarelem.


Faca do chef

Uma faca pesada e de lâmina larga é ideal para picar legumes, temperos e outros ingredientes. É útil também para transferir alimentos já picados da tábua para a panela. Sua lâmina pode ser usada para esmagar dentes de alho.


Outras facas para cortar e descascar

Uma faca média, com 15–25 cm de comprimento, pode ser usada para picar, fatiar e cortar todo tipo de alimento. Uma faca pequena de lâmina fina é útil para descascar frutas e legumes.


Espremedor de batatas

Você precisará de um para fazer purê de batata ou de outros tubérculos, como cenouras e mandioca.

Medidores

Jarras ou copos graduados contêm medidas padrão em xícaras, gramas e mililitros (ou até mesmo em onças). Escolha um medidor de vidro refratário, que resista ao calor de líquidos ferventes e facilite a visualização da quantidade medida.

Colheres e xícaras medidoras

Os ingredientes são em geral medidos em xícaras ou colheres. Todas as medidas usadas neste livro são padrão (1 xícara = 250 ml, 1 colher de sopa = 15 ml, 1 colher de chá = 5 ml). Compre um jogo de xícaras e colheres medidoras para que você possa calcular com precisão 1⁄4 ou 1⁄2 medida de ingredientes líquidos e secos, quando necessário.

Tigelas

Use sempre tigelas e bacias grandes o suficiente para abrigar todos os ingredientes confortavelmente, e que também sejam pesadas o bastante para não ficarem se mexendo enquanto você bate ou mistura algum alimento. Tigelas de vidro refratário ou louça são as mais úteis. Adquira também várias tigelas pequenas para bater ovos e separar pequenas quantidades de alimento. Use uma tigela de vidro refratário que se encaixe bem em uma de suas panelas para derreter chocolate.

Espátula para bolo

É uma lâmina de metal longa e flexível, com a ponta arredondada e um cabo, que serve para nivelar superfícies, cobrir bolos e espalhar recheios. É também usada para raspar fôrmas e tigelas e virar alimentos. É bom ter uma grande e uma pequena.

Sacos de confeitar

Perfeitos para dar um toque especial na decoração de pratos, os sacos de confeitar são fáceis de fazer. Corte um quadrado de 25 cm de papel-manteiga ou vegetal e dobre ao meio, pela diagonal, para formar um triângulo. Corte sobre o vinco. Marque a ponta oposta ao lado maior do triângulo (onde será o bico) e enrole, pelas pontas mais distantes, até formar um cone. Ajuste as laterais de modo que as três pontas fiquem juntas. Dobre-as, juntas, algumas vezes, para ficarem firmes e o cone não desenrolar. Encha o cone até a metade com chocolate derretido ou cobertura e dobre para fechar bem, depois corte a pontinha com a tesoura para fazer o bico. Teste a espessura e, se necessário, corte um pouco mais.


Pegador de macarrão

De cabo longo, em geral feito de inox, é usado para transferir os fios de macarrão da travessa para o prato. Possui dentes que seguram os fios de massa, permitindo que o excesso de molho fique no recipiente.

Pincéis

Você vai precisar de um pincel grande, para pincelar folhas de massa com manteiga derretida, e um menor, para trabalhos mais delicados e com mais detalhes.

Pilãozinho

Usado para triturar ervas, temperos e especiarias, pode ser de mármore, que não absorve odores, madeira ou louça.

Panelas e caldeirões

Três ou quatro panelas é tudo o que você precisa. Use sempre as de fundo grosso para fazer molhos e, na verdade, para preparar a maioria das receitas, pois elas distribuem o calor de forma mais eficiente. Algumas panelas possuem marcas graduadas no interior, que podem ser úteis, por exemplo, para reduzir um molho.

Um caldeirão com capacidade para 5–6 litros é ideal para fazer caldos. Panelas médias – com cerca de 2 litros – podem ser usadas para fazer a maioria dos molhos e também para o banho-maria, sob uma tigela refratária.

As panelas estão disponíveis em vários materiais. O cobre é perfeito para o preparo de molhos, pois conduz muito bem o calor. O aço inox é o material mais popular atualmente, pois é leve e fácil de limpar. As melhores panelas de inox têm uma camada interna de alumínio, que garante a boa condução do calor. Não se deve cozinhar frutas e alimentos ácidos em panelas de alumínio, pois reagem com o metal.

Frigideira

Ideal para fritar em pouco óleo, escolha uma que seja grossa, de metal e que conduza bem o calor. Deve ter uma base larga e uniforme, laterais não muito altas e cabo longo.

Grelha

Preparar alimentos usando uma grelha de ferro fundido é fácil e simples. Preaqueça a grelha, lisa ou riscada, antes de colocar os alimentos, já temperados. Você pode prepará-los sem a adição de gordura – marine previamente para realçar os sabores.

Rolos de macarrão

Essenciais para abrir massas de torta, macarrão e pão, podem ser de madeira, plástico ou mármore.


Balança

Não se preocupe em adquirir as quantidades exatas dos ingredientes. O mais importante é que os ingredientes de uma receita estejam na proporção correta.


Coadores e peneiras

Um coador de malha fina, de aço inox, é fundamental para coar e peneirar ingredientes. Também pode ser usado para transformar legumes cozidos em purê – basta passá-los pela malha com o auxílio de uma colher. Use-os para peneirar a farinha e os ingredientes secos diretamente na tigela e para polvilhar sobremesas prontas com açúcar de confeiteiro e canela.

Coadores cônicos de metal (também chamados chinois) são úteis no preparo de molhos, já que forçam o líquido a sair pela “ponta”, evitando respingos. Escolha um com a malha fina, para molhos, e uma peneira de malha mais grossa de metal para os demais usos.

Colheres e batedores

A escumadeira é ideal para escorrer frituras ou para retirar a espuma que se forma na superfície de certas preparações.

Algumas pessoas preferem usar um batedor de arame ou de claras para engrossar molhos, mas uma colher de pau também é adequada tanto para bater quanto Espátula de madeira para misturar e mexer. Escolha uma de madeira lisa e com a ponta afinada, que alcance os cantos da panela.

Os batedores de arame são usados para misturar ingredientes, bater claras em neve e incorporar ar a massas de consistência mole. Eles estão disponíveis em diversos tamanhos, mas evite os muito grandes, pois não são eficientes. Se você gosta de fazer bolos, invista em uma batedeira.

Cesta para cozimento no vapor

Este apetrecho útil consiste em um recipiente perfurado que, colocado em uma panela com um pouco de água fervente, permite que os alimentos cozinhem no vapor. Certifique-se de que a panela esteja bem tampada.


Pegadores e garfos para carne

Pegadores são perfeitos para apanhar alimentos quentes e virar carnes e legumes na grelha ou churrasqueira. Um garfo de metal de cabo longo é útil para espetar carnes ou frango com firmeza e transferi-los para uma assadeira ou travessa.

Descascador de legumes

Além de descascar legumes e frutas, o descascador de legumes também pode ser usado para cortar fitas de cenoura ou abobrinha, raspas de chocolate e lascas de parmesão.

Wok

Esta panela grande e de fundo arredondado é muito usada na culinária oriental. Pode ser de material antiaderente ou de aço. Escolha uma com cerca de 35 cm de diâmetro.

Espátula de madeira

É larga e de beirada grossa e reta - útil para mexer e raspar o fundo de formas e panelas.
Cardápio Aberto Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário