quarta-feira, 12 de abril de 2017

A Arte de Cozinhar




Talvez a ideia de preparar uma receita desde o início lhe pareça algo intimidante. No entanto, como acontece com qualquer outra habilidade, basta aprender. É preciso ser paciente, mas se você praticar e não tiver medo de errar, muito em breve poderá preparar seus pratos com destreza.


Vá com calma

Cozinhar pode e deve ser um passatempo relaxante. Se sua experiência na cozinha não vai muito além de fritar um ovo ou fazer um macarrão instantâneo, você talvez discorde. Mas não há nada melhor do que chegar em casa após um dia corrido ou estressante, encher uma boa taça de vinho e preparar o jantar. Não importa se a receita é uma massa simples ou um prato gourmet requintado – o efeito é o mesmo. 

As simples ações de picar, mexer, seguir as instruções de uma receita e criar um prato delicioso são suficientes para baixar seus níveis de estresse. Você poderá então sentar-se à mesa e degustar, com aquela sensação de realização, seu delicioso prato, fresquinho e caseiro, muito melhor que qualquer coisa que você tenha de tirar do congelador e ver girar no prato do microondas por 5 minutos.


Auto-confiança na cozinha

Se sua cozinha é o cômodo menos visitado da casa, talvez seja uma boa ideia familiarizar-se um pouco com ela antes de começar suas “lições de culinária”. Quando se está seguindo uma receita, é preciso saber exatamente onde estão os ingredientes e quais os equipamentos disponíveis. 

Por exemplo, se você decidir fazer um bolo, talvez a experiência não seja fácil nem muito agradável caso você não tenha uma batedeira. O segredo é saber com antecedência o que você vai preparar para então providenciar tudo o que for necessário para a execução. 

Há centenas de apetrechos e equipamentos culinários no mercado, mas não faz sentido encher a cozinha com uma sorveteira ou um kit para fondue se você não planeja usá- los. Escolha equipamentos práticos que vão ser usados com freqüência, e certifique-se que estejam sempre à mão.

Também é importante não deixar para aprender como as coisas funcionam algumas horas antes daquele jantar especial: sempre faça um teste antes. Aqui estão mais algumas dicas para tornar seu trabalho mais fácil:
  • Tenha sempre um estoque de ingredientes básicos e tome nota quando estiverem prestes a acabar – assim fica mais fácil lembrar na próxima compra.
  • Sempre leia a receita antes de começar a cozinhar para certificar-se de que tem todos os ingredientes.
  • Deixe todos os ingredientes prontos para o uso com antecedência – pese, pique, fatie etc.
  • Estude bem o seu forno, pois cada um tem peculiaridades no que se refere à temperatura, podendo haver variações no tempo de cozimento entre os modelos. Lembre-se também que há uma grande diferença entre os fornos convencionais e os chamados fornos de convecção, presentes em alguns fogões mais modernos, que cozinham os alimentos por meio da circulação de ar quente.
  • Se precisar descongelar alimentos, faça-o com bastante antecedência, transferindo-os para a geladeira.


Conclusão

Aprender a cozinhar é um processo gradual, e sua habilidade e seu conhecimento aumentarão a cada nova receita. Portanto, não faz o menor sentido se arriscar em uma receita de petit gateau se você nunca fez um bolo simples antes. Comece pelas receitas mais fáceis, que usam técnicas simples, e em pouco tempo você será capaz de preparar pratos mais elaborados.

Se o preparo de cada nova receita for encarado como uma combinação de diversão e desafio, não há como errar. Os cumprimentos e os pratos vazios ao final da refeição farão com que todo o esforço seja recompensado. E lembre-se: quem cozinha nunca lava a louça!
Cardápio Aberto Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário